Nobéis na sala de aula: Emil Adolf von Behring

Published On setembro 30, 2016 | By biraneves | Biologia, Imunologia, Medicina, Nobel

Todos conhecem o prêmio Nobel. Mas será que algum trabalho laureado acabou fazendo parte do conteúdo trabalhado em sala de aula, na educação básica? O objetivo desta série é apresentar casos que foram do mais alto lugar do pódio da ciência para os livros didáticos de nosso dia a dia.

Emil Adolf von Behring – Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1901

Emil Adolf von Behring (1854-1917) foi um microbiologista alemão nascido na Prússia, primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia.

Behring entrou para a história da ciência como um dos pioneiros da imunologia, e foi laureado pelo desenvolvimento da soroterapia. Suas descobertas estão nos livros didáticos de Biologia da atualidade, no capítulo sobre imunização passiva.

À época de Behring, já se conhecia a atuação de anticorpos fabricados pelo sistema imunológico para o combate de toxinas bacterianas. Com seu trabalho, ele demonstrou que é possível transferir essas proteínas de defesa de um organismo para outro através do soro sanguíneo. Ele expôs cavalos à bactéria causadora da difteria e, posteriormente, extraiu o soro do sangue do animal imunizado e o injetou em pessoas para tratamento. Essa técnica é largamente utilizada até os dias atuais contra os mais diferentes agentes etiológicos.

 

Like this Article? Share it!

About The Author

Comments are closed.